O PROFISSIONAL CONTÁBIL DE ACORDO COM O PANORAMA ATUAL DO MERCADO

CONTADOR DO FUTURO

A TRANSIÇÃO DO CONTADOR DO PRESENTE PARA O DO FUTURO



Já é de conhecimento de muitos, que o contador deixou de ser reconhecido como gerador de DARFs e guarda livros, muito por conta do avanço da tecnologia e crescente valorização profissional e das suas atividades. 

Na realidade, estamos em processo de evolução em diversos setores e na contabilidade não é diferente...

Hoje o estudante do curso de ciências contábeis já é preparado para lidar com situações de tomada de decisões, de conhecimento avançado em interpretação e montagem de dados estatísticos, em domínio de línguas estrangeiras, a utilizar da tecnologia no dia a dia (internet das coisas e big data), para aprendizagem das legislações específicas para a área, dentre outras muitas disciplinas que são essenciais para a formação e sucesso do profissional ideal para o mercado de contabilidade.

CONTADOR 4.0

Modernização do profissional contábil
A industria 4.0 trouxe e ainda modifica toda uma estrutura da sociedade e consequentemente das profissões, atualizando as que já existem e criando novas funções. A contabilidade não fica fora dessa adequação ao avanço tecnológico e passa por um profundo processo de modernização. 

Muito se fala da Internet das coisas, ou 4ª revolução industrial (revolução tecnológica e digital), que de fato já é realidade e se exemplifica em aparatos, serviços e máquinas interligadas à internet, com funções outrora inimagináveis. 

A convergência às normas internacionais de contabilidade, através das leis 11.637/2007 e 11.941/09, assim como por outros comunicados e pronunciamentos, também impactaram (e ainda impactam) na evolução das mercado e do profissional da área.

> Veja também esse artigo sobre "O QUE EU PRECISO SABER SOBRE ICMS?" (Clique aqui)

O uso do papel cada vez mais reduz, dando lugar a criação e armazenamento de informações digitais (planilhas, documentos de texto e outros arquivos). Softwares CRM integram diversos setores, deixando o tempo e o serviço do profissional de contabilidade mais seguro e qualificado, modificando toda a estrutura e a rotina de trabalho costumeira. 

Atualmente, o contador desempenha uma função de gestor e com auxílio na tomada de decisões, se relacionando com outros profissionais (TI, RH, custos, vendas, marketing e etc.), compartilhando informações e conhecimentos, em prol de melhores resultados para todos.

MAIS CONHECIMENTO
Estudo e maiores conhecimentos para contadores
Devido aos desafios que só aumentam para o profissional de ciências contábeis, aumentar os conhecimentos em outras áreas como a jurídica, de tecnologia, administrativa e até psicológica, são fundamentais para o destaque em meio a concorrência.

Um diferencial para o contador moderno é se atualizar constantemente, adquirindo novos conhecimentos para não se tornar obsoleto no mercado. 

São diversas as opções de cursos de pós-graduações, de capacitação oferecidos pelo conselho da classe e por outras instituições certificadas e de renome. Cursos diretamente relacionados à contabilidade e outros (cursos na área de tecnologia, gestão, marketing, direito e etc.) que contribuem com a formação e qualificação do profissional moderno e adequado ao mercado de trabalho atual.

Os “bons e velhos” livros continuam indispensáveis para o desenvolvimento do intelecto. Lê as obras de mestres como Sérgio de Iudícibus, Osni Moura, Eliseu Martins e tantos outros, servem até mesmo de inspiração, para traçar caminhos semelhantes aos desses ilustres exemplos.

CONCLUSÃO

A Revolução Digital é hoje!... Já estamos convivendo com mudanças profundas no modo se prestar ou tomar um serviço, adquirir ou vender um bem, consumir um produto, na rotina de trabalho e até mesmo dentro dos nossos próprios lares.

Da mesma forma que passamos do carvão para energia elétrica, migramos do papel para o digital... E quem não se adaptar às mudanças, certamente ficará ultrapassado e sofrerá as consequências da inação.

Se atualize, mude seus hábitos e tome como exemplo referências no mercado, que já estão adaptados às tendências que a tecnologia impõe.

Comentários